Nascida em Bagdá em 1950, Zaha Hadid, citada como uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo é uma arquiteta considerada desconstrutivista, renomada e vencedora de competições internacionais, ela é um ícone da arquitetura e do design .
Após se formar em matemática na Universidade Americana de Beirut , passou a estudar na Architectural Association de Londres. Depois de se graduar em arquitetura tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto Rem Koolhaas. Na década de 80, também lecionou na Architectural Association, e nessa mesma época começou a trabalhar independentemente abrindo um escritório que hoje tem 250 funcionários.
Em em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, (um verdadeiro Nobel da arquitetura) pelo conjunto de sua obra. Anteriormente ela também fora premiada pela Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura.
Ela criou uma verdadeira vertente da arquitetura, com seus projetos ousados e polêmicos que causam discussão e atraem jovens seguidores no mundo todo.A verdade é que a grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual, mas seus projetos consumados são de extrema qualidade e inovação.
Como todos os grandes nomes da arquitetura e design, ela faz as melhores parcerias.Variam de nomes da arquitetura, á chefões da moda e do design como Chanel e Louis Vuitton.Ela já trabalhou para Swarovsky, Lacoste e a brasileira Melissa que está sempre recrutando designers de nome para seus projetos.
Abaixo alguns dos projetos de Saha:
Vilnius Guggenheim Hermitage Museum será um museu de arte na cidade de Vilnius, capital da Lituania. Em Abril de 2008 um juri internacional escolheu Zaha Hadid como vencedora do concurso internacional de design para o museu que está previsto para abrir em 2011 .
Localizado na frente do mar de Sant´Elia, o Mediterranean Museum of Nuragic And Contemporary Art em Cagliari,Sardenha naItália, foi pensado por Zaha Hadid em parceria com Patrick Schumacher em 2007. Os vitrais que podem ser vistos de cima são inspirados nas crateras vulcânicas e em recifes de corais e fazem uma referência á cultura e civilização nurágicas, florescentes na Sardenha entre os séculos VIII a V a.C.
Este é o container de arte movel da Chanel usados nas exposições da turnê Asiática projetado por Zaha.
Design do Centro Aquático de Londres, um dos principais pólos das Olimpíadas de Verão de Londres em 2012, projetado por Zaha.
MAXXI: MUSEUM OF XXI CENTURY ARTS , Roma, Itália 1998–2009
Fonte: Arquitetônico.ufsc.br
0 comentários:
Postar um comentário